quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Ponto de Situação

O ponto de situação actual é resultante da sinopse dos comentários escritos neste blog e reuniões informais tidas nestes dias.
Achou-se por conveniente fazer uma recolha daquilo que está bem e daquilo que está mal:


O que está bem:

  1. Ninguém neste blog está a ter uma posição anti-praxe e de extermínio das praxes e está no meu ver muito bem.

  2. Todos defendem uma praxe de qualidade sem atropelos dos direitos dos caloiros, também está muito bem.

  3. O Dr. Sobrinho Teixeira presidente do IPB está de parabéns pelas posições que tem tomado, não fosse ele o eleito para ocupar o alto cargo de Presidente do Conselho Coordenador dos Presidentes dos Institutos Politécnicos, também está muito bem.

  4. A Associação Académica está de parabéns pelo trabalho que tem desenvolvido e por tentar moderar o imoderável, também está muito bem.

  5. Afinal já há um regulamento de praxes, também está muito bem.

O que está mal:


  1. Dá a ideia no meio disto tudo que os caloiros não lêem o regulamento ou porque não lhe têm acesso ou por dificuldade de interpretação, o que está muito mal.

  2. Não há um link nas páginas das escolas que dê acesso ao dito regulamento de praxe, está muito mal.

  3. Dá a ideia que os mais velhos ainda se deixem “enrolar” pelos malabarismos de algumas pessoas de má índole, está muito mal.

  4. Temos encontrado e lido notícias de caloiros espezinhados que vão parar ao hospital em estado de saúde débil, está muito mal.

  5. Os caloiros não têm tempo para acabar os trabalhos nem estudar a tabuada por causa das praxes, está muito mal.

  6. Há pessoas que não aceitam que se fale publicamente do problema das praxes, está mesmo muito mal.

  7. Há pessoas que não cumprem o regulamento de praxes, está muito mal.

  8. Há pessoas a tentar pressionar anonimamente os professores por terem escrito o que escreveram, está ainda muito mais mal.


Está lançado este debate para que se resolvam, por bem, as situações abusivas.

Todos são livres, em todos os sentidos, de comentarem as quatro opiniões iniciais que encetaram esta discussão, assim como, este ponto de situação, por causa disso é que foi deixada propositadamente neste BLOG a opção de “comentador anónimo”.

As pessoas que se sentirem implicadas neste BLOG, façam uma introspecção e moderem o comportamento, cumpram os regulamentos, condenem os que infringirem as regras e esclareçam a caloirada sempre “antes de começarem os jogos” para que corra tudo mesmo bem nos próximos anos.


A bem de um futuro, ainda, melhor.


Xavier Barreto